terça-feira, 22 de dezembro de 2009

10 Dicas para as festas de fim de ano



Passando o Natal na terra onde nasci, li numa revista do Clube Dores (Santa Maria/RS) 10 dicas para as festas e achei muito interessante. Pode ser de grande ajuda para os que querem se aventurar na arte de receber. E principalmente podem servir de apoio àqueles que não têm noção do que fazer. Aí estão elas:
1. Para cobrir a mesa, fuja das toalhas com motivos natalinos. Escolha duas, vermelha e branca ou cores que cobinem com sua sala, e faça uma sobreposição. Depois elas poderão ser usadas no reveillón, ou em qualquer ocasião especial.
2. Como a família se reúne e o número de pessoas pode ser grande, a maioria prefere servir à americana, já que não tem lugar para todos sentarem à mesa. Monte dois móveis, num pode-se acomodar a comida e noutro pratos, talheres, copos e guardanapos.
3. Abuse de um cadápio com pratos leves e até frios, mousses geladas, peixes e frutas. Para a ceia reserve um espumante, champanhe gelado ou vinho branco seco.
4. Como geralmente a ceia dura até tarde, é sempre simpático prepaparar um belo café da manhã.
5. O brinde é muito importante. Nunca brinde de copo vazio. Se forem muitos convidados, apenas erga a taça. O toque apenas se usa em situações com pouquíssimos convidados.
6. Escolha um modelo de copo em forma de taça, pois ele poderá servir a maiorira das bebidas: água, refrigerante e vinho.
7. Para brindar com o champanhe haverá a necessidade de taças. Se você não as tem, pode comprar aquelas de plástico transparente duro.
8. Complemente seu cardápio com pratos mais supersticiosos, como lentilha ou romã e coma 12 uvas à meia-noite.
Obs.: costumo comprar uvas rosadas e colocar 12 grãos em cada taça para servir o espumante.
9. Para criar um ambiente aconchegante e requintado, abuse das velas.
10. Roupa branca é bem-vinda mas não é obrigatória.
Mãos à obra.

Espero que as dicas sejam de alguma ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário